Vila de Maiauatá

A Vila de Maiauatá é a sede do 2º distrito do município de Igarapé-Miri. Localizada à margem do rio Meruú Açu na pequena baía formada pelo encontro das águas dos rios Meruú e rio Maiauatá.

A constituição do distrito ocorreu em 30 de dezembro de 1943, através do decreto Lei 4.505. A privilegiada localização permite ao porto de Vila Maiauatá ser um importante entreposto comercial para as ilhas e cidades da região baixo-tocantina.

Segundo o historiador Eládio Lobato, durante a penúltima década do século XIX chegaram à localidade os senhores Gil Braz Alves, Feliciano Martins e José Valloes e estabeleceram-se na Ilha de Concórdia (antigo nome de Vila Maiauatá). Os novos moradores oriundos do Estado do Maranhão, descendentes de europeus, logo iniciaram uma devoção a Santo Antonio, que teve curta duração. No ano de 1900 deram início a devoção à Virgem de Nazaré (hoje padroeira da comunidade católica de Vila Maiauatá).

A festa de São Sebastião teve seu início em 1925, com o coronel Sebastião Pantoja, patriarca de uma das grandes famílias residentes às proximidade do então povoado de Concórdia. A festa era realizada na Casa-Grande, de propriedade do patriarca, com uma vasta programação religiosa e com bailes dançantes no encerramento. Os bailes eram repletos de muito respeito, onde se exigia do cavalheiro trajes de gala (inclusive paletó e gravata).

Com o tempo, a festa de São Sebastião, transformou-se na mais tradicional programação religiosa e opção turística de Vila Maiauatá, realizando-se sempre no mês de janeiro, encerrando-se no dia 20, com Missa matinal e procissão vespertina. A festa secular estende-se pelos dias 21 e 22 com o tradicional bloco do sujo, atraindo visitantes de Igarapé-Miri, Abaetetuba, Belém e outras cidades da região. Os brincantes saem às ruas com os corpos pintados, relembrando a tradição das origens indígenas, onde cada brincante transforma-se em “Bicho Folharal” de Vila Maiauatá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *